segunda-feira, 7 de março de 2016

É possível economizar no valor do seguro. Saiba como!

Atualmente, parte da população opta por “proteger” seus veículos com coberturas oferecidas por seguradoras. Os valores cobrados variam conforme o modelo, a empresa, o tipo de cobertura escolhido e o perfil do cliente. Entretanto, seguindo algumas dicas dá para conseguir preços melhores e também alguns benefícios.

Pesquise

Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, recomenda-se que os clientes façam cotações em diferentes empresas. O passo mais importante é saber comparar os valores e as vantagens oferecidos por cada uma delas.

Fatores importantes

Grande parte das seguradoras aumentam os preços conforme a idade do motorista, sendo que os mais novos (de 18 a 25 anos) pagam mais caro por conta da pouca experiência ao volante, o que os deixa mais vulneráreis, especialmente a acidentes. Quem se encaixa neste perfil deve, então, procurar por uma empresa que não tenha restrição de idade.

Se o jovem dirigir pouco, uma opção é fazer o seguro no nome dos pais ou responsáveis. Com isso, ele não será o condutor principal e só poderá rodar por uma determinada porcentagem de tempo. Mas, atenção, se a regra não for cumprida e a seguradora descobrir, o cliente pode perder o direito à indenização em casos de sinistro.

A morada do carro à noite também altera os valores da apólice. “Locais abertos expõem os veículos a um risco maior, por isso, os que ‘dormem’ na rua costumam encarecer o plano”, diz Cardoso. Neste aspecto, quem tem vaga em garagens consegue preços melhores.

Outro quesito que afeta o bolso dos segurados é o carro reserva. “A maioria das empresas oferece dentro dos seus produtos a garantia de um carro reserva por sete dias gratuitamente, porém existem exigências que devem ser conhecidas anteriormente, por exemplo: a pessoa só terá direito a ele se efetuar os reparos do automóvel sinistrado em uma oficina credenciada”, alerta o superintendente.

Na hora de fechar o negócio é preciso analisar se essa questão é realmente necessária. Como algumas montadoras e oficinas contam com prazo elevado de manutenção e fornecimento de peças, pessoas que só têm um automóvel costumam optar pelo uso do reserva por mais tempo. “Existem opções de 15 dias, 30 dias, 45 dias e por período indeterminado até que o veículo sinistrado do cliente seja reparado. Essas cláusulas por tempos mais longos têm custo adicional”, comenta o profissional.

O que também impacta no valor final do seguro é a escolha do tipo de carro reserva – há opções com ou sem ar-condicionado e com motores 1.0, 1.4 e 1.6.

O Superintendente ressalta que, para economizar, o cliente também deve ficar atento às opções de guincho. Vale a pena pensar em um percurso diário e analisar se a quilometragem oferecida pela seguradora é suficiente. Se não for, faça uma pesquisa para descobrir se é mais vantajoso pedir o aumento ou usar um serviço avulso.

Parcerias

É importante lembrar que muitas seguradoras oferecem vantagens e parcerias com determinados estabelecimentos como estacionamentos e academias. Além disso, elas costumam oferecer cursos de mecânica e pilotagem. Por isso, vale à pena checar com atenção as opções de cada plano e aproveitar os benefícios.

Fonte: SEGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário