Depois de livros, sapatos, roupas, eletroeletrônicos e os mais diversos bens tangíveis, chegou o momento de apólices de seguros serem comercializadas pela Internet. Assim também são as novas ferramentas digitais, disponibilizadas para seguradoras e corretores a fim de melhorar a experiência do cliente após a compra do serviço, que tem atraído investimentos em tecnologias para modernizar este setor.
Este processo vai ao encontro de um novo perfil de clientes, mais digital e exigente, e que ainda precisa ser cativado. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela corretora de seguros online Mongeral Aegon apontou que 90% de suas vendas foram realizadas para novos clientes. Destes, 53% têm entre 18 e 37 anos, o que reflete, além da preocupação com a aquisição desse tipo de produto surgindo cada vez mais cedo, também a chegada de clientes mais conectados e ansiosos por tecnologias que facilitem seu dia a dia através de soluções digitais.
Isto porque, o momento da compra é apenas uma fase, a porta de entrada de uma experiência muito maior. Para o segurado, de nada adianta uma compra sem complicações, se a utilização na prática não segue a mesma lógica. Se adquirir o seguro foi fácil, utilizá-lo também deve ser simples.
E a demanda é urgente para as seguradoras e corretoras de seguros que querem se manter à frente no mercado. Uma recente pesquisa desenvolvida pelo SAS com 17 seguradoras brasileiras apontou que o principal desafio em implantar um sistema mais moderno antifraude, por exemplo, está na falta de recursos (Financeiros ou de TI). Um grave entrave para o mercado de seguros, já que a infraestrutura de qualquer companhia precisa ser sólida e segura o suficiente para servir como base de integração para seus sistemas, garantindo conectividade e qualidade na interpretação das informações e dados armazenados.
Além disso, trazer ao alcance dos segurados novas soluções mobile, já tão presentes no cotidiano dessa geração digital, é o caminho para fidelizar clientes e tornar mais prática sua jornada com a seguradora. Já existem, por exemplo, corretores e segurados que tratam de todos os assuntos referentes à franquia virtualmente. E não para por aí: processos como a vistoria e o aviso de sinistro, por exemplo, já podem ser feitos com apenas alguns cliques, na palma da mão.
Soluções como estas colocam o mercado de seguros na era digital. Em uma época em que fazemos tudo pelo smartphone, a união entre especialistas do mercado de seguros e tecnologia é fundamental para trazer aplicações que descomplicam cada vez mais o dia-a-dia das pessoas.
Revista Ápolice
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