Uma prática bastante comum dos associados que têm
planos de saúde é a de agendar a consulta, não comparecer e não desmarcar com
antecedência. Hoje, lidamos com números absurdos, que chegam a mais de 30% de
faltas em consultas não desmarcadas em consultórios médicos. Essa é uma
realidade que ocorre em toda a área da saúde. Nutricionistas, fisioterapeutas e
psicólogos apresentam números ainda maiores de não comparecimento. Com isso, os
profissionais deixam de atender outro paciente naquele horário, o que eleva o
tempo de espera por consultas, prejudicando a todos os envolvidos.
Além disso, temos que considerar que existe o
prejuízo financeiro também, pois proporciona um aumento dos custos do plano de
saúde e, consequentemente, as mensalidades dos usuários. Os profissionais da
saúde desejam receber por esse tempo reservado e perdido. Podemos dizer que
esta realidade é uma epidemia que precisa ser combatida para o bem de todos.
Muitos usuários acham que, ao contratar o plano,
têm o direito de marcar e não desmarcar consultas e procedimentos, pois
consideram que estão “pagando por isso”. Na verdade isso é um desperdício.
Desperdício do tempo do médico, de todo sistema e do dinheiro dos próprios
usuários, que tendem a pagar por essa conta.
Em muitos países essa prática foi combatida com
multas impostas aos usuários que não desmarcam as consultas. Essa é uma ideia
interessante que a ANS deveria regular para o bem do sistema. É preciso uma
campanha de conscientização dos usuários, que muitas vezes não percebem o tamanho
dos prejuízos que esse ato simples pode causar.
A Abramge está nesse momento iniciando um trabalho
para levantar dados mais precisos com as operadoras. O objetivo é levar uma
proposta para a ANS para a inclusão de regras claras em contrato sobre o tema. A
ideia é informar ao consumidor que se ele não comparecer a uma consulta
agendada sem motivo justificável, algum tipo de penalização. Isso para
conscientizá-lo de que quando ele desmarca uma consulta com antecedência de até
12 horas, dá a oportunidade de que outra pessoa seja atendida.
Fonte: Literato Comunicação.
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