Vários
setores da economia estão à caça de oportunidades que possam trazer novos
negócios para as empresas. No segmento de seguros, há ainda o agravante do
contrato ser algo intangível, em que há pouco contato com o consumidor. Quando
este contato existe, é em um momento de fragilidade e tensão para o consumidor,
por ocasião de um sinistro.
A
tecnologia pode e deve ser uma grande parceira do setor. Neste sentido, a
Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) pode ser aliada para romper
padrões de comunicação, venda e relacionamento estabelecidos há anos. Ela pode
revolucionar a forma como as seguradoras se relacionam com seus clientes.
Dados
divulgados em janeiro pela empresa WDev, especializada em soluções tecnológicas
para seguradoras, indicam sete tendências importantes para esse mercado em
2016: ponte virtual com o corretor, serviços agregados, novos canais de venda,
visão global do cliente, tecnologia para eficiência nas vendas, segurança da
informação, avanço de Business Intelligence e Big Data.
Uma
empresa brasileira acaba de terminar um período de testes (seis meses) com um
appliance instalado dentro de guinchos que atendem clientes de seguradoras. A
tecnologia IoT foi utilizada para aumentar o valor percebido pelo usuário,
promover a redução de custos operacionais e gerar novas oportunidades de
rentabilização para a seguradora.
O
guincho conectado, equipado pela 2S Inovações Tecnológicas, colocou WiFi a
bordo para os socorristas e segurados. Para os socorristas, a vantagem é o uso
da Internet do veículo para utilizar suas ferramentas de trabalho e ter maior
disponibilidade nos atendimentos e, ao usuário, a vantagem é o conforto em
utilizar a Internet para seguir com seus compromissos, apesar do contratempo
ocasionado pelo sinistro.
“A
solução traz vantagens ainda maiores ao frotista que, por meio da telemetria
embarcada no veículo, consegue padronizar a condução de seus socorristas,
reduzindo custos com combustível e manutenção e controlando desvios e
atendimentos fora da rota, além de controlar toda a frota com um clique”,
explica Mirella Damaso Vieira, gerente de desenvolvimento de novos negócios da
2S.
Para
as seguradoras, as vantagens começam na central de atendimento, com o controle
total da frota, de atendimentos e de sinistros, além da prevenção as fraudes,
realizada por meio de uma câmera instalada na plataforma do veículo, que
registra a placa e o estado do veículo sinistrado, possibilitando inclusive uma
perícia prévia, diretamente do escritório.
Tendência
desde quando as seguradoras procuraram se desvencilhar uma das outras por meio
de serviços diferenciados, os serviços agregados ganham força com a solução. O
WiFi a bordo possibilita maior interação com o segurado, promovendo pesquisas
instantâneas de satisfação, ofertando serviços complementares (como locação de
carro e descontos em taxi) e outros serviços da seguradora de acordo com o
perfil do cliente.
“A
partir do momento que eu sei quem está dentro do meu guincho, o WiFi abre
portas para que eu possa aproveitar os minutos de atenção do cliente para
fidelizá-lo e rentabilizá-lo, ofertando itens que a sua apólice não cobre ou um
novo serviço da seguradora, além de acompanhar fim a fim o sinistro do
cliente”, ressalta Mirella.
Em
resumo, a Internet das Coisas é um diferencial porque permitirá:
Para o Segurado
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Para o Socorrista
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Para o Frotista
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Para a Seguradora
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Rapidez no atendimento
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Aumento de, no mínimo, 10% na cobertura de sinal
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Economia de combustível, pneus, freios e fluidos
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Possibilidade de integração de todos os projetos
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Monitoração da chegada do guincho
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Maior renda devido à maior disponibilidade
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Aumento da receita, devido menor custo
operacional
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Fidelização e retenção do segurado
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WiFi gratuito no guincho, para maior conforto
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Aumento na renda, devido maior disponibilidade
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Controle do perfil de condução, velocidade média
e máxima por trecho
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Controle integrado da frota, atendimentos e
sinistros
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Oferta de outros serviços da seguradora e de
parceiros
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Agilidade na chegada ao local
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Controle dos desvios de uso do guincho
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Prevenção de fraudes
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Maior segurança e comodidade
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Treinamento online no guincho entre atendimentos
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Maior eficiência operacional
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Pesquisa instantânea de satisfação
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Possibilidade de troca de turno fora da base
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Controle do uso do WiFi
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Controle de emissão de CO2
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Telefonia IP via WiFi com menor custo
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Fonte:
Revista Apólice.
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