A publicação semanal da Latin American Review apresentou em sua edição da última semana de fevereiro, uma reportagem sobre os desafios enfrentados pelo setor de transporte marítimo na América Latina. A matéria mostra que os maiores desafios para empresas de transportes de mercadorias são o roubo e a falta de infraestrutura nos portos, armazéns e instalações na região, e relata que os esforços de alguns países em atualizar suas infraestruturas e a adoção de estratégias de gestão de risco eficientes estão apresentando resultados.
Como o comércio se intensifica entre países da América Latina e com outras partes do mundo, o mercado de seguros marítimos se adapta às novas exigências e desafios. Eu explico na reportagem que, no Brasil, além da necessidade de melhoria na infraestrutura, o maior problema é o roubo de cargas que causa enormes perdas às empresas e prejuízos à economia do país.
Comento também que é quase impossível acabar com o roubo de carga, mas todas as partes envolvidas no processo de transporte precisam trabalhar juntas e criar estratégias para tornar mais difícil as ações dos criminosos. O fabricante precisa adotar métodos para identificar o produto e dificultar a sua distribuição, o transportador deve implementar medidas eficientes de gerenciamento de riscos, e o consumidor se conscientizar a não comprar produtos de origem duvidosa. Além disso, os receptadores de carga roubada deveriam ser punidos com uma lei mais rigorosa e a polícia melhorar a sua forma de combater o crime organizado.
O ramo de seguro de transportes compreende os seguros de transporte internacional de importação e exportação, transporte nacional para os embarcadores (vendedor ou comprador) e o seguro de responsabilidade civil dos transportadores rodoviários, aéreos, aquaviários e ferroviários.
Aparecido Mendes Rocha
Como o comércio se intensifica entre países da América Latina e com outras partes do mundo, o mercado de seguros marítimos se adapta às novas exigências e desafios. Eu explico na reportagem que, no Brasil, além da necessidade de melhoria na infraestrutura, o maior problema é o roubo de cargas que causa enormes perdas às empresas e prejuízos à economia do país.
Comento também que é quase impossível acabar com o roubo de carga, mas todas as partes envolvidas no processo de transporte precisam trabalhar juntas e criar estratégias para tornar mais difícil as ações dos criminosos. O fabricante precisa adotar métodos para identificar o produto e dificultar a sua distribuição, o transportador deve implementar medidas eficientes de gerenciamento de riscos, e o consumidor se conscientizar a não comprar produtos de origem duvidosa. Além disso, os receptadores de carga roubada deveriam ser punidos com uma lei mais rigorosa e a polícia melhorar a sua forma de combater o crime organizado.
O ramo de seguro de transportes compreende os seguros de transporte internacional de importação e exportação, transporte nacional para os embarcadores (vendedor ou comprador) e o seguro de responsabilidade civil dos transportadores rodoviários, aéreos, aquaviários e ferroviários.
Aparecido Mendes Rocha
Especialista em seguros internacionais
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